Memórias de uma viagem para Torres del Paine, Patagônia.

Memórias de uma viagem para Torres del Paine

Você já viu um cartão postal das Torres del Paine sem sentir uma vontade louca de estar lá? Essa imagem que aparece nas guias de Chile, cartazes nos aeroportos do país e destacados livros de fotografias, é capaz de conseguir este efeito em muito pouco tempo na maioria das pessoas que o veem.

Isso é o que aconteceu comigo pelo menos, um par de anos atrás. Eu vi e eu decidi ir para a Torres del Paine, ficaria na lista de coisas que eu quero fazer antes de morrer. Não me importava como faria a minha viagem nem o que estava disposto a gastar, para mim o importante era visitar a oitava maravilha do mundo.

Além das Torres del Paine

As torres de granito tinham me conquistado, mas ainda queria saber que mais tinha para oferecer o Parque Nacional Torres del Paine antes de organizar a minha viagem. O que eu encontrei foi uma agradável surpresa. Dentro do parque você pode visitar geleiras diferentes, entre as quais destaca-se o Grey. Localizado no lago do mesmo nome, sua cor azulada e blocos de gelo flutuantes é uma das imagens mais impactantes do lugar e uma atraente que não queria deixar de ver. Eu também li que passeios de barco são organizados para poder se aproximar à geleira e sonhei em estar a poucos metros do gelo milenário.

Outra coisa que eu descobri é que este parque é o lar de cerca de 50 pumas, tornando-se o melhor lugar do mundo para a observação do maior felino do Chile. Neste ponto, eu quis fazer um pouco mais de pesquisa e procurando informações em diferentes sites, entendi que ver um puma era uma questão de sorte. Espero que eu possa dar com algum deles.

Eu também percebi que os trekkings e circuitos tais como W ou O, as famosas rotas para entrar para as Torres del Paine, não são a única possibilidade para explorar o parque. Há muitas possibilidades para cavalgar pelas suas pampas ou andar por caminhos como o Mirador Condor, com vistas panorâmicas dos Cuernos del Paine e o Lago Pehoe, ou o Mirador Ferrier no lado leste do parque, entre outros. Tudo o que li parecia maravilhoso.

Mãos à obra

A decisão de ir estava mais do que tomada. Agora eu tinha que descobrir como. Comecei com a ideia de ir acampando nos abrigos e acampamentos do parque. Eu queria experimentar a natureza ao máximo e despertar ali mesmo, mas não tinha certeza se estava pronta para viver uma experiência neste local remoto em um parque de campismo. Nem me fascinava a ideia de carregar nos meus ombros as minhas roupas e comida que precisava para meus dias de aventura. Então eu decidi procurar “alojamento alternativo e hotéis em Torres del Paine”. Foi nessa busca, quando me deparei com explora, o único hotel de luxo dentro do parque nacional.

A proposta  explora Patagonia, com mais de 40 excursões para explorar os cantos do lugar que tanto queria conhecer, parecia fascinante. Você pode escolher entre caminhadas ou passeios a cavalo, de meio dia ou dia inteiro e também incluem o passeio para a geleira Grey. Eu examinei os quartos e todos tinham uma vista incrível da natureza que circunda o hotel. Os quartos do lado sul tinham vista para a cachoeira Salto Chico e os outros pareciam ter os Cuernos del Paine dentro. A cama parecia repousante e o Spa com jacuzzis ao ar livre era um convite muito tentador. Já para não falar mais. Eu cliquei e fiz reservas para quatro noites no explora Patagônia. A promessa da empresa disse que não teria que me preocupar com nada, mas que desfrutar.

Viver a experiência explora

Eu cheguei a Punta Arenas de manhã e estavam-me esperando no aeroporto para me levar no parque. Subi ao van com outros dois viajantes e começou a aventura. Ao longo do caminho, me deram um livro com a filosofia explora e uma mensagem de boas vindas para entender o que seria o nosso itinerário. Viajaríamos por perto de cinco horas e meia, apreciando a paisagem, e iríamos parar para comer alguma coisa antes de chegar ao hotel.

Poucas horas depois, um guia me recebeu no explora para me mostrar o meu quarto e me convidar para explorar na tarde. Ele me sugeriu a caminhada Mirador Condor. Deixei minhas coisas e fiquei pronto para a excursão. Saímos a pé do hotel e subimos até o miradouro de onde se podia ver todo o parque. Me mostro ninhos de condores,  encontramos guanacos e eu desfrutei de estar lá. Eu estava no Parque Nacional Torres del Paine, algo com o qual tinha sonhado desde que es imagem esteve diante de mim.

Na tarde, antes do jantar, aproximou-se um guia para me propor uma exploração para o dia seguinte. O desafio era grande. Ele me ofereceu subir até a base das torres. “Amanhã o dia vai ser bonito, você não pode se perder as Torres del Paine com o sol que vai ter”, disse ele. Embora que eu tinha planejado fazer essa exploração no meu último dia, me lembrei que eu tinha lido que: o clima na Patagônia é uma loteria e às vezes você tem que tomar decisões no último momento para não perder a oportunidade de ver as torres de granito.

Chegou a hora

Base de las Torres del Paine

Essa manhã eu acordei ansiosa. Eu queria ver de perto as torres e para isso tinha que caminhar nove quilômetros. Equipamo-nos com bastões, água, lanches e alguns sanduíches para o almoço. Começamos a andar e lentamente fomos entrando a uma floresta maravilhosa. Às vezes nos encontramos com outros caminhantes e nos encorajamos uns aos outros. O caminho era tão bonito que não importava quanto caminho faltava pela frente nem a inclinação dele, e foi assim que chegamos ao topo. A lagoa azul-turquesa ao pé das enormes torres de granito me acolheu.

Eu tinha alcançado o objetivo. Finalmente conhecia as Torres del Paine. Como tinha avançado o guia, o tempo estava com a gente. Estava ensolarado e o azul do céu contrastava com as nuvens e as torres. Me aproximei para a lagoa e me senti muito pequena. Enquanto apreciava a paisagem, o vento soprava no meu rosto. Era perfeito. Voltei para onde estava o guia e os meus outros colegas viajantes para tomar uma sopa quente e almoço, com essa vista deslumbrante.

O retorno também teve seu charme. Voltava feliz por o que tinha realizado: caminhar esses quilômetros e conhecer as Torres del Paine. E o melhor foi que, quando estávamos na van voltando para o hotel, vimos um puma. Estava ali entre as colinas, sentado majestosamente assistindo todo a seu redor. Descemos do carro para ter uma visão melhor. Definitivamente esse foi o meu dia de sorte.

Totalmente recomendável

catamaran-explora-patagonia

Nos dias seguintes da minha estadia não deixei de me surpreender com cada uma das explorações que fiz. Conheci a geleira Grey, partindo do cais do hotel pelas águas azul-turquesa do lago Pehoé. Cavalguei pelo Rio Serrano e conheci o lado leste do parque subindo até o Mirador Ferrier com vistas para as geleiras, rios e montanhas cobertas por florestas.

Nem é preciso dizer que a comida do hotel foi deliciosa e a cama era tão repousante como parecia no site. Desfrutei dos jacuzzis ao ar livre e senti que a promessa foi cumprida.

Eu não precisei me preocupar com nada, mas desfrutar. Um destino menos na minha lista do que eu tenho que conhecer antes de morrer, provavelmente a próxima seja a Ilha de Páscoa. Me falaram que também há um explora lá.

Destinos de explora

Subscreva a explora News. Receba nossas notícias todos os meses.