Segredos no Vale Sagrado dos Incas, Peru.
Noticias
fevereiro 28, 2018

Segredos no Vale Sagrado dos Incas

por Mary Glenn

“Os incas foram a civilização mais importante da América do Sul. Eles conquistaram quase todo o continente. Construíram grandes obras arquitetônicas. Acreditavam no Inti, deus do Sol em quéchua “, são algumas das frases que são lidas nos livros de história e que ouvi no tour para Cusco e Machu Picchu que fiz antes de chegar no explora. Antes de descobrir o que está além do que o turismo convencional nos ensina. Aparentemente, não era suficiente visitar os imperdíveis para dimensionar a riqueza desta civilização e evidenciar que esse vale foi o cenário principal do seu apogeu.

Sitio arqueológico Moray

Minha base para explorar no Vale Sagrado dos Incas Peru

Localizado a 2.850 metros acima do nível do mar, a 600 metros abaixo da altitude de Cusco e apenas a 32 quilômetros desta cidade, o Vale Sagrado dos Incas faz o seu caminho através de enormes montanhas, alimentando-se do rio Urubamba ou Vilcanota que dá vida aos mais férteis vales do Peru. Lá, localizado em uma das fazendas mais remotas, está o que foi meu centro de exploração por alguns dias: explora Valle Sagrado, um hotel construído como base para explorar alguns dos cantos mais desconhecidos deste destino, acompanhados por guias especializados, entre caminhos onde só pastores passam e o quéchua é a língua materna.

Poucas horas depois da chegada, um dos guias me perguntou se era a primeira vez que visitava essas terras e quando ouviu minha resposta, ele me propôs explorações nas três zonas geográficas que explora define como imprescindíveis para absorver esse destino: o vale, o planalto e os cumes. Eu conheceria lugares novos para mim e voltaria para os outros para explorá-los, de acordo com o guia, “de outra perspectiva”. No mapa ele me mostrou lagoas desconhecidas, ele me disse que ao norte havia uma geleira e que no vale há restos arqueológicos cujos origens ainda são um mistério. Ele também me mostrou alguns lugares como Moray e Salineras de Maras.

Combinar o clássico com o não convencional

O primeiro dia eu decidi que iria para Moray, um dos lugares mais emblemáticos do vale. No entanto, o guia me antecipou que eu não chegaria nem deixaria o lugar como a maioria das pessoas que o visitam: de ônibus ou van. No dia anterior já tinham me perguntado se eu andava de bicicleta.

A primeira coisa que fizemos foi sair do explora de van para o ponto de partida de nossa caminhada: uma comunidade agrícola nas colinas. Começamos a andar entre casas e ruas de barro estreitas, continuamos por uma floresta e depois continuamos descendo através de campos com vistas para Moray. Desde as alturas, podíamos ver a perfeição de cada um dos seus terraços circulares. Enquanto caminhávamos, nosso guia Bruno explicou a história deste sítio arqueológico e as teorias de sua operação. Então, quando chegamos a Moray, conseguimos percorre-lo calma e livremente.

Ao sair, Bruno estava nos esperando com as bicicletas para começar a segunda parte da nossa aventura: descer a colina pedalando pela Cuesta del Sapo, uma exploração acessível para todos nós que estivemos lá: uma família com crianças de 10 e 12 anos e meu marido e eu, os dois fazendo cause 55 anos de idade. Antes disso, fomos almoçar ao pé de uma árvore cercada de campos com milhares de pequenas flores amarelas e violetas. Excelente cenário para comer e descansar. Uma mesa com uma toalha de mesa, cadeiras dobráveis e um buffet que incluía sopa de abóbora, trutas defumadas com alcaparras, uma salada de mote que é um grão típico desta região com queijo branco e energy balls, entre outras coisas.

Começamos a pedalar com verdes montanhas no horizonte e descemos pela encosta até chegar ao rio Urubamba, seguindo o curso do rio de bicicleta entre plantações e casas, das quais as famílias saíam para nos saudar, até chegar na van. Lá, eles nos esperavam com alguns bem merecidos lanches e nos levaram de volta para o hotel. Um primeiro dia emocionante!

Ir por mais

No dia antes de voltar para casa, e após três dias de diferentes tipos de explorações, ousei fazer “La Verónica”, uma caminhada a mais de 4.400 metros acima do nível do mar. Meu marido preferiu ficar curtindo a piscina e o spa.

Saímos de van caminho para as montanhas e subimos um comprido caminho em cujas encostas você pode ver pequenas casas, restos arqueológicos abandonados e cachoeiras. Na medida que subíamos, parecia que estávamos chegando até às nuvens. Quando descemos da van, a névoa cobria a maioria das montanhas. Começamos a andar e subimos a um lugar com vista para a montanha nevada La Veronica que assomava pelas nuvens. A partir daí, começamos a descer, primeiro através de uma floresta que abrange diferentes espécies de pássaros e depois, através de planícies com um tipo de vegetação baixa, típica dessa altitude, sempre cercados pelas montanhas. Continuamos por esse caminho durante um bom tempo até almoçar às margens de um riacho, e daí continuamos até a van.

Nevado La Verónica

Durante este passeio, cruzamo-nos apenas com duas pessoas: uma menina que pastoreava suas ovelhas e o dono da única casa que vimos, ambos falavam apenas quéchua. Felizmente Rubén, meu guia, trocou algumas palavras com eles e pudemos conhecer um pouco de sua história.

De volta ao hotel, enquanto eu tomava um último pisco sour, eu contava para meu marido como eu me sentia. Eu não fiquei feliz … fiquei muito feliz! Eu tinha conseguido fazer aquela caminhada. Sem dúvida, exigiu mais esforço do que outras que eu fiz, mas tinha feito algo único.

O design de cada uma das rotas que eles propõem é uma arte fora do comum e única em seu estilo. Essa proposta é exatamente o que faz desse hotel algo que vai muito além das quatro paredes de uma sala.

A sensação de viajar pelos caminhos locais entre paisagens onde a imensidão dos prados se perde nas montanhas e as montanhas parecem chegar ao céu, dá sentido deixar de lado o tradicional e aventurar-se com os segredos do Vale Sagrado. Essa experiência é, sem dúvida, um convite para voltar, para continuar descobrindo, para ir por mais.

Reservar

Depois de ir para explora Valle Sagrado no início deste mês, a americana Mary Glenn nos enviou um e-mail compartilhando sua experiência conosco. Ela queria agradecer a experiência e convidar outras pessoas a ir.

Subscreva a explora News. Receba nossas notícias todos os meses.